Skip links

Taxa de Sobrevivência das empresas em Ponte de Lima é superior às taxas registadas para o Alto Minho e para o país

Da análise dos últimos dados disponibilizados pelo INE, reportados a 2018 e no contexto dos indicadores da atividade económica, em Ponte de Lima a Taxa de sobrevivência das empresas (sociedades) nascidas 2 anos antes foi de 62,6%. A nível nacional esta taxa foi de 56,1%, tendo sido de 59% para a Região Norte e de 59,9% para o Alto Minho.

 

As empresas recém-criadas são um fator fundamental para a dinâmica económica e a criação de emprego, sendo a sua sobrevivência nos primeiros anos, enquanto período crítico no seu percurso de vida, um indicador de maior sustentabilidade e perspetiva de uma maior durabilidade e expansão desse projetos e investimentos, mesmo num contexto de crise pelo qual atravessamos.

 

Para além das questões internas relacionadas com a gestão empresarial e o sucesso das suas estratégias, existe um conjunto de fatores externos, não menos importantes, que condicionam a
tomada de decisão do empreendedor e a posterior sobrevivência das empresas. A estabilidade social, as boas condições infraestruturais e de serviços, a facilidade de acesso a mercados e
potenciais clientes, a disponibilidade de mão-de-obra e os benefícios fiscais podem efetivamente ser elementos diferenciadores que contribuem para o sucesso daquelas estratégias.

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment