Skip links

País| Desconfinamento começa já na segunda-feira

Desconfinamento pode ser por regiões.

 

O desconfinamento, com a reabertura de creches, ensino pré-escolar, venda ao postigo e livrarias, vai começar na segunda-feira.

A informação foi revelada esta tarde pelo deputado do partido Chega, à saída da reunião, à distância, com Marcelo Rebelo de Sousa. Aos jornalistas, André Ventura desvendou alguns pormenores sobre o desconfinamento que estarão na cabeça do executivo e assumiu que há decisões que ainda não estarão tomadas, como a que tem a ver com a abertura de cabeleireiros e barbeiros, por exemplo.

O líder do Chega assumiu ainda que a ministra da Presidência, com quem também esteve reunido, se inclina para o desconfinamento por regiões.

“Temos um Rt abaixo de 1 em todos os distritos, não se compreende como em Espanha está quase tudo aberto ainda que com restrições de horários e nós aqui temos tudo fechado”, disse André Ventura, defendendo também a abertura de esplanadas (por serem espaços ao ar livre).

Fim do estado de Emergência em cima da mesa

André Ventura adiantou ainda que é possível que o Governo dê entrada com um diploma para “possibilitar restrições fora do estado de emergência”.

O deputado referiu que é consensual entre Governo, partidos e Presidente, que o estado de emergência está a ser banalizado. Por este motivo, sublinha que a Assembleia da República tem de assumir a responsabilidade de aprovar um diploma que permita restrições, sem recorrer ao uso desta figura excecional.

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment