Skip links

Limpeza de terrenos é obrigatória até 15 de março

Os proprietários de terrenos florestais têm até dia 15 de março para assegurar a limpeza de terrenos, inclusive à volta de habitações.

A obrigatoriedade de limpeza está prevista no artigo 215º do Orçamento de Estado para 2021. Se não o fizerem até a data estipulada, os proprietários correm o risco de pagamento de coimas, que podem chegar até aos 10 mil euros para particulares, e até aos 120 mil euros para empresas.

 

Limpar a vegetação à volta das casas é a melhor forma de prevenir que um incêndio atinja pessoas e bens. Por isso, é obrigatório fazer uma faixa de proteção de 50 metros à volta de todas as casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros, seguindo estas regras:

– Cortar os ramos das árvores até 4 metros acima do solo e mantê-los afastados pelo menos 4 metros umas das outras (10 metros no caso de pinheiros e eucaliptos);

– Cortar árvores e arbustos a menos de 5 metros da edificação (estão excluídas árvores de fruto e árvores protegidas) e impedir que os ramos se projetem sobre o telhado;

– Não acumular lenha junto da casa;

– É obrigatório fazer a limpeza e corte de árvores, 100 metros à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.

– Os jardins devidamente mantidos e as áreas agrícolas (exceto se estiverem em pousio ou forem pastagens permanentes) não estão obrigados ao cumprimento das medidas anteriores.

Todas as informações estão disponíveis em www.portugalchama.pt.

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment