Skip links

FCH-Católica lança primeira licenciatura do país em Filosofia, Política e Economia

  • Curso irá permitir que os estudantes adquiram um pensamento mais amplo e integrado sobre os desafios que se impõem às sociedades contemporâneas;
  • Conhecido por PPE, este curso é especialmente conceituado na Europa do Norte e nos Estados Unidos da América, tendo sido frequentado por grandes líderes internacionais como Bill Clinton e David Cameron e, mais recentemente, pela ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai;

 

Lisboa, 03 de Fevereiro de 2021 – A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa anuncia o lançamento da nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia, um curso inovador e interdisciplinar, que permitirá aos estudantes obterem uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas. Este curso da Católica é o primeiro em Portugal a aliar estas três áreas de estudos.

A nova licenciatura vem associar o ‘saber pensar’ ao ‘saber agir’ e ‘saber fazer’, capacitando os alunos para uma intervenção ancorada na reflexão crítica. Esta é ainda uma das licenciaturas de maior prestígio na Europa e na América do Norte (onde habitualmente é conhecida pela sigla PPE), pelo enorme interesse na ligação destas três áreas, numa base interdisciplinar que está presente ao longo de todo o curso, estruturado para uma formação ampla e completa dos futuros profissionais.

“Nos dias de hoje é essencial formarmos os nossos estudantes para enfrentarem os desafios do futuro, o que implica serem proficientes a cruzar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares. É, por esta razão, que todas as licenciaturas da Faculdade de Ciências Humanas têm uma natureza interdisciplinar.” explica o Prof. Doutor Nelson Ribeiro, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, acrescentando que “no caso do PPE pretendemos que os estudantes consigam conjugar a reflexão filosófica com o conhecimento do funcionamento dos sistemas políticos e económicos. Os grandes desafios que temos pela frente enquanto sociedade exigem líderes capazes de articular a reflexão eticamente sustentada com um conhecimento aprofundado da inter-relação entre as esferas política e económica.”

A Filosofia é uma das áreas fundacionais do curso, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de um pensamento crítico, essencial para uma problematização dos fenómenos políticos, económicos e sociais. A Ciência Política desempenha um papel preponderante no currículo da formação, ao permitir que os alunos adquiram um conhecimento aprofundado sobre as instituições e os processos políticos numa comunidade global. A Economia está presente no curso para dotar os alunos de um conhecimento rigoroso de macro e microeconomia.

O curso criado pela Universidade de Oxford no anos 20 do século passado tem uma grande reputação internacional, sendo lecionado nas mais prestigiadas e respeitadas universidades do mundo, e tendo sido frequentado por diversas personalidades como o ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, o ex-primeiro-ministro britânico David Cameron, ex-primeiro ministro da Austrália Tony Abbott, a Mianmarense e Prémio Nobel da Paz de 1991 Aung San Suu Kyi e ainda a também Nobel da Paz de 2014, Malala Yousafzai, que estudou no Reino Unido após ter recuperado da tentativa de assassinato que sofreu no Paquistão.

Inserida no contexto de Bolonha, a nova licenciatura está organizada em três anos de formação, sob a coordenação dos Professores Doutores Michael Baum e Inês Bolinhas. Filosofia, Política e Economia arranca já no ano letivo de 2021/2022 e todas as informações sobre candidaturas podem ser conhecidas do site da Faculdade.

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment