Skip links

Ponte da Barca | Município passa de 93 para quase 200 dias no prazo de pagamento a fornecedores, acusa PS

O PS de Ponte da Barca veio, através de um comunicado, alegar que o executivo municipal passou de 93 dias, de prazo médio de pagamento, em 2018, para 161 dias em 2019 e para próximo dos 200 dias em 2020.

PAGAR A TEMPO E HORAS – Moção do PS obriga a Câmara Municipal de Ponte da Barca a pagar aos fornecedores no prazo máximo de 60 dias.

Em 2018 o prazo médio de pagamento a fornecedores do Município de Ponte da Barca era de 93 dias.

Este prazo de pagamento aumentou para 161 dias em 2019 e atingiu um valor de incumprimento próximo dos 200 dias em 2020.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca não pode aumentar mais a dívida bancária – em 3 anos contratou 1.600.000,00€ de empréstimos, e tem a obrigação de a pagar a tempo e horas.

O PS de Ponte da Barca, considerando a atual situação de crise dos
fornecedores locais e pequenas empresas motivada pelo covid-19 e este exagerado período de atraso no cumprimento das responsabilidades financeiras, vai submeter a reunião de Câmara uma proposta “MOÇÃO” onde se exige que o Munícipe regularize o pagamento aos fornecedores num prazo máximo de 60 dias.

Para os socialistas de Ponte da Barca, as empresas e pessoas do
concelho necessitam de medidas concretas. O pagamento a tempo e
horas, para além de um importante princípio de rigor na gestão dos
processos administrativos, é uma medida vital com vista a fazer entrar moeda na economia local.

Até integral cumprimento do objetivo de regularização do prazo médio de pagamento da dívida aos fornecedores, sem prejuízo de despesas urgentes e inadiáveis, não poderá o Município de Ponte da Barca autorizar ou assumir novos compromissos.

O Pasquim da Vila já noticiou que existem municípios com prazos médios de pagamento abaixo de um mês. Nesta altura de dificuldades financeiras, o PS de Ponte da Barca considera que seria de vital importância uma redução do prazo médio de pagamentos.

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment