Skip links

Ponte de Lima | Exposição “33” de Patrícia Ferreira na Galeria da Torre da Cadeia

Está patente na Torre da Cadeia Velha em Ponte de Lima, até 27 de dezembro, uma mostra de pintura, denominada a exposição “33”, da autoria de Patricia Ferreira, natural de Braga, cidade onde vive e desenvolve o seu projeto artístico.

A exposição composta por 33 desenhos, um por cada cela do Recolhimento das Convertidas serve para refletir sobre as perspetivas de vida daquelas mulheres no primeiro período da instituição (de clausura), bem como para lembrar e homenagear mulheres que viveram/sobreviveram sem opções, e excluídas da sociedade, privadas de vida e pensamento livres. São imagens de reclusão, confinamento, obediência, sombra e de um certo retrato da mulher, infelizmente, em algumas geografias, atual.

Pub

Os recolhimentos para mulheres na época moderna nasceram da preocupação por parte da igreja e da sociedade com a proteção e reabilitação da honra feminina.

Muitas das obras da autora são de natureza autobiográfica, mas também gosta de criar nos campos da poesia visual, do humor sarcástico, da história e de capturar instantâneos do quotidiano.

Entre riscos, mancha, cor e algum verbo, assume-se, acima de tudo, como uma contadora de histórias.

Ao longo dos últimos anos, tem participado amiúde em exposições de desenho, pintura, ilustração e cartoon, coletivas e individuais, das quais se destacam: “Micro-Nouvelles: 13 Histórias Trágicas + 2 Breves”, “Mar_é”, “O Circo da Vida”, “33” e “Mostra em Três Atos”.

Pub

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment