Skip links

Saúde| Comer pão pode estar a causar-lhe danos no cérebro

Má reação ao glúten, presente na massa do pão, pode ser perigosa.

Tonturas, perda de equilíbrio e quedas podem ser sinais de alerta de que comer pão lhe está a causar danos no cérebro. O alerta parte de alguns médicos que apontam para uma má reação ao glúten, presente no pão, como a causa para estes sintomas.

De acordo com o jornal britânico The Mail, esta condição, ataxia do glúten, deixa os indivíduos mais apáticos e especialmente desatentos e ocorre quando o sistema imunológico reage negativamente ao glúten atacando partes do cérebro.

Outros alimentos como cereais ou massas podem desencadear a mesma reação.

Em casos mais severos, os pacientes podem sofrer sintomas semelhantes a um AVC tais como dificuldade em falar, andar ou até mesmo paralisia.

Os sintomas podem levar, muitas vezes, a um diagnóstico falso mas o tratamento, uma vez identificado o problema, é simples: uma dieta livre de glúten.

Se for diagnosticado de forma precoce, as consequências podem até reverter-se. Neurologistas de um hospital universitário em Sheffield, Reino Unido, já desenvolveram um teste sanguíneo cujo resultado é conhecido em apenas alguns minutos.

Este teste procura proteínas no sangue libertadas pelo sistema imunitário de quem sofre com o problema após ingestão de alimentos com glúten.

Publicidade 

<

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment