Skip links

Himalaya | National Geographic destaca Manuel Gomes Himalaya

A revista National Geographic, no número de outubro de 2020, apresentou, em grande destaque, um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX: Manuel António Gomes, mais conhecido como Padre Himalaya, nascido em Cendufe, Arcos de Valdevez.
O Pirelióforo, “a fantástica máquina solar”, é uma das várias invenções deste revolucionário cientista português com destaque neste artigo, representando uma das invenções do percurso excecional deste cientista. Esta invenção ter-lhe-á garantido, em 1904, o Grande Prémio da Exposição Internacional de St. Louis, nos EUA. Este engenho “tinha como objetivo o aproveitamento industrial e agrícola do calor do Sol, uma visão revolucionária das energias renováveis no início do século XX”, realça a publicação. O artigo pode ser lido em https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/grandes-reportagens/1564-tecnologias-nas-energias-renovaveis.

Publicidade

A obra de Himalaya, que pode ser bem conhecida na wikipédia, foi redescoberta de modo mais profundo pelo professor e filósofo Jacinto Rodrigues, que ao investigar toda a sua vida e obra, e em permanente contacto com a família residente em Cendufe, Arcos de Valdevez, descobriu um conjunto de documentos e provas sobre os diversos estudos e patentes de Manuel Himalaya.
Jacinto Rodrigues lançou em 1999 o livro A Conspiração Solar de M.A.G. Himalaya – esboço biográfico dum pioneiro da ecologia. Este livro deu origem depois a um filme, em que o próprio Jacinto Rodrigues foi Co-argumentista, produzido pela Lx Filmes e realizado por Jorge António: A Utopia do Padre Himalaya. Este documentário foi baseado no livro e transmitido em janeiro de 2005 pela RTP.  Mais recentemente, com o apoio do município de Arcos de Valdevez, Jacinto Rodrigues deu a conhecer ainda mais o ilustre investigador com o livro “Padre Himalaya – Uma antologia de textos inéditos” (2013), onde se reúnem dezenas de cartas enviadas por Manuel Himalaya para a família e amigos.
Salienta-se, ainda, o projeto mais recente em torno de Manuel Himalaya, em Arcos de Valdevez, com a designação de Oficinas do Himalaya. Embora se conheça ainda muito pouco sobre o que será este projeto, o Pasquim da Vila recorda que um projeto anterior já tinha sido elaborado em conjunto por Jacinto Rodrigues e pelo sociólogo Pedro Rodrigues da Costa, sendo submetido em nome da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez em meados da década de 2010.
Ao que o PV apurou, a família de Himalaya, residente em Cendufe, desconhece, ainda, o que está a ser feito pelo Município de Arcos de Valdevez naquele que se chama o projeto “Oficinas do Himalaya”.

Publicidade

Comments are closed.