Skip links

Cerveira mantém-se entre os municípios melhores pagadores do Alto Minho e Minho

O Município de Vila Nova de Cerveira está a pagar aos seus fornecedores a 15 dias, prazo que o coloca como o segundo melhor pagador entre os 10 concelhos do Alto Minho e o sexto no conjunto das 24 autarquias do Minho. Indicador consta da lista do Prazo Médio de Pagamento Registado por Município, reportado a dezembro de 2019, pela Direção-Geral das Autarquias Locais.

De acordo com o presente relatório, e quando feita a comparação com o período homólogo de 2018, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira conseguiu, no ano transato, reduzir em cinco dias o prazo de pagamento, passando de 20 para 15. Para o edil cerveirense, “esta gestão autárquica rigorosa segue a linha da persistência em torno de um equilíbrio financeiro municipal”. Fernando Nogueira realça a importância de assegurar a política de baixa fiscalidade aplicada aos munícipes, por um lado, e honrar os compromissos e a responsabilidade social para com as várias entidades fornecedoras, fazendo o esforço de pagar em tempo útil, de forma a também contribuir para aliviar as dificuldades e constrangimentos sentidos pelas empresas e comércio, sobretudo as micro, pequenas e médias”.

Como se pode ver no gráfico acima colocado, no Alto Minho, o município que demora mais tempo a pagar a fornecedores é Caminha – cerca de 240 dias. Mas já foi pior: em 2018 demorava 260 dias, em média, para efetuar a transferência.

Já Ponte da Barca, que se encontra na segunda pior posição no que concerne a prazo de pagamentos, demora cerca de 161 dias. Todavia, foi o município que mais piorou neste caso: passou de 93 dias em 2018 para 161 dias em 2019 (aumento de 68 dias em média)

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment