Skip links

Perfil estatístico das mortes com Covid-19

De acordo com as estatísticas oficiais, compiladas a partir de dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Direção Geral de Saúde de Portugal, do ponto de vista estatístico o perfil do falecido pode resumir-se do seguinte modo:

– Idoso com 81,4 anos, sendo que nas mulheres a mediana é de 85 anos e nos homens é de 80 anos.

– Sexos masculino e feminino, ainda que exista um ligeiro acréscimo estatístico nos homens;

– Com histórico de problemas cardíacos e, habitualmente, com três ou mais comorbilidades;

– Com rendimentos financeiros baixos;

– O dia da morte acontece cerca de “oito dias” depois dos primeiros sintomas;

– A taxa de letalidade entre os mais idosos, nomeadamente entre os que se encontram entre os 80 e os 85, é inferior a 10%.

É ainda fundamental ter em linha de conta que a classificação de morte por Covid-19 está, em Portugal, de acordo com as recomendações da OMS: se, no momento da morte, o falecido tiver Covid-19, será contabilizado como tal. O que significa que há, por princípio, uma sobrevalorização estatística da morte por Covid-19, por razões de prevenção.

Note-se ainda que de acordo com entrevista da diretora geral de saúde, Graça Freitas, a 22 de agosto de 2020 foi dito ao jornal Expresso que, relativamente a jovens, crianças e bebés com idade inferior a 18 anos, o número de mortes em Portugal era de “três. Dois com covid-19 e um por covid-19”

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment

  1. Não confio de modo algum nestas indicações, são avulsas, não trabalhadas, logo que tenhamos vacina e a poeira pouse aí sim teremos estudos mais consentâneos com aquela que é a realidade desta pandemia!