Skip links

Dia Nacional dos Castelos. Melgaço tem dois

Hoje, dia 07 de outubro, assinala-se o Dia Nacional dos Castelos. Melgaço tem dois: O Castelo de Melgaço e o de Castro Laboreiro. Conhece?

O Castelo de Melgaço

No cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, com três pisos e cobertura em telha, e parte da antiga cerca da Vila medieval.

Localizado numa antiga atalaia, oferece soberbas vistas sobre as serras vizinhas e sobre o centro histórico da Vila, com as suas ruas estreitas e as casas em pedra. Passeando na zona intramuros, quem visita sente-se relevado para segundo plano, tal a imponência da estrutura e das vistas que proporciona.

O Castelo de Castro Laboreiro 

O Castelo de Castro Laboreiro é uma fortificação medieval terrestre, composta por castelo e cerca urbana, possivelmente construída no séc. 12 / 13. Está classificado como Monumento Nacional.

Para o visitar terá que trilhar o alto do monte de Castro Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. O caminho não é fácil, mas, no fim, vai compensar: as paisagens são deslumbrantes.

Da antiga fortificação medieval, quase em ruínas, é possível descortinar restos das muralhas, a torre de menagem e uma velha cisterna. A porta principal, designada Porta do Sol, é visível do lado nascente, enquanto a Porta da Traição ou do Sapo, no lado norte, dá acesso ao terreiro interior.

Anúncio

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment