Skip links

Gatos podem ser a chave para a vacina contra o coronavírus

Os gatos podem ser a chave para a vacina Covid-19 e podem desempenhar um papel importante na forma como a doença afeta os animais de estimação. Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy Sciences estudou sete gatos e três cães que foram inoculados com o vírus e analisados ​​pela Colorado State University . 

Os pesquisadores descobriram algo surpreendente: embora os gatos fossem capazes de infetar outros gatos por meio do contato direto, eles não conseguiam transmitir o vírus uns aos outros. Além disso, nenhuma das duas espécies de animais domésticos desenvolveu sintomas da doença.

Gatos, úteis para o desenvolvimento da vacina

A singularidade dos gatos contra Covid-19 significa que esses felinos podem ser úteis para desenvolver a tão esperada vacina contra o coronavírus em todo o mundo: “Talvez o mais importante, os gatos desenvolvem títulos significativos de anticorpos neutralizantes e são resistentes à reinfeção, embora a duração da imunidade não seja conhecida. Esta poderia ser uma medida útil para testes adicionais. “

Apesar da alta transmissão entre eles, não há evidências científicas que sustentem que cães e gatos podem transmitir o vírus para humanos . Os visons são os únicos animais que se acredita serem capazes de transmitir o vírus diretamente aos humanos, após uma série de surtos em visons na Europa. Apesar disso, os humanos podem transmiti-lo aos animais por meio de zoonose reversa .

Felinos, super contágio de Covid-19

As pesquisas reforçam as atuais diretrizes das investigações canadianas sobre animais de estimação, sempre de acordo com o referido meio. Estes apontam para a mesma hipótese mencionada acima: os gatos podem infetar outros gatos, mas os cães não conseguem transmitir o vírus a outros da mesma espécie.

Apesar disso, os pesquisadores lembram a necessidade de proteger os felinos infetados “os gatos domésticos infetados não devem andar livremente ao ar livre para evitar o risco potencial de espalhar a infeção para outros gatos ou na natureza”.

Anúncio 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment