Skip links

Santuário de Nossa Senhora da Peneda: 800 anos de História

A aparição de Nossa Senhora das Neves em 1220 e a provável edificação de uma pequena ermida no local durante o século XIII criam um culto devocional durante a Idade Média, que se consolidou até aos nossos dias.

São 800 anos de História que construíram um Património único, fazendo deste local um dos mais belos e fascinantes do nosso país, ligando como nenhum outro a Natureza, a História e o Homem.

Esta exposição, patente no espaço exterior do santuário, procura recriar essa identidade singular, hoje observada em elementos patrimoniais diversos e multifacetados, como o templo-igreja principal, do século XIX, o escadório das virtudes, de 1854, o grande terreiro, o magnifico escadório e as suas 20 capelas, ou o largo do Anjo S. Gabriel, do século XVIII, todos unidos pela beleza e força natural do local, razões, entre outras, que levaram à apresentação pelo Município e pela Confraria de um processo de classificação nacional para o Santuário, realizado neste ano de 2020, procurando assim o necessário reconhecimento e valorização deste notável Património.

Anúncio 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment