Skip links

Liga Vela| Lusíadas Saúde apurou clube que vai disputar Champions League Europeia

Clube de Vela de Viana do Castelo estreou-se nesta competição


Realizou-se neste fim-de-semana a regata Liga Vela Portugal – Lusíadas Saúde, que é um campeonato que, juntamente com a regata feminina Women On Water, realizada no fim-de-semana passado, decidiam o apuramento das equipas portuguesas para disputar a Champions League internacional de vela.

Esta é a principal regata entre clubes que se realiza em Portugal. Este ano foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto. Estiveram 11 tripulações na água, num total de 44 velejadores, que ao longo de dois dias realizaram 18 regatas. As 4 equipas melhores classificadas disputaram no domingo a final, com o vencedor a ser encontrado no final de mais 4 regatas.

Nesta competição marcaram presença alguns dos melhores velejadores portugueses, com títulos nacionais e internacionais em várias classes.

Os novos campeões são os velejadores do Clube de Vela de Lagos, com o ex-campeão do Mundo da classe 420 e um dos melhores velejadores nacionais – Martinho Fortunato – ao leme, tendo como tripulantes os seus filhos Marta e Martinho Fortunato e Frederico Batista. A equipa foi muito consistente e regular ao longo de todas as regatas e, na final, venceu as 2 regatas que permitiram alcançar a vitória.
 
A equipa do Clube de Vela de Viana do Castelo, com Miguel Rouxinol ao leme, tendo como tripulantes Henrique Guerra, Tomás Gonçalves e Luísa Peres, estreou-se neste modelo de competição. Depois de um primeiro dia em que terminou em 9º, tendo numa das regatas inclusive terminado no pódio, no domingo não conseguiu atingir o apuramento para a final.
 
A menor experiência neste tipo de competição em relação a outras equipas não permitiu alcançar um melhor resultado, mas esta jovem tripulação tem com um grande potencial de evolução nesta Liga nas próximas edições.

Anúncio 
 

 

Juntamente com estas tripulações marcam presença equipas com velejadores de referência do Sport Algés e Dafundo, Clube de Vela do Barreiro, Clube Naval de Cascais, We Do Sailing, Clube de Vela do Sado, Yate Clube do Porto, Clube de Vela Atlântico, Sport Clube do Porto e CIMAV Vilamoura.

A organização desta regata foi da academia de vela BB Douro com o apoio da SailCascais, contando com o fundamental apoio em tempo de pandemia da Lusíadas Saúde, que disponibilizou uma equipa de profissionais para atuar em situações de urgência, garantindo ainda, um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas. Desta forma, a prova seguiu todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e teve o controlo de procedimentos COVID19 assegurado por uma equipa médica.

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment