Skip links

Arcos de Valdevez| Incêndio de grandes proporções obriga a evacuar aldeia

A aldeia Cheda, em Tabaçô, Arcos de Valdevez, foi evacuada hoje cerca das 17:00 devido à proximidade de um incêndio que deflagrou cerca das 14:35.

A informação terá sido avançada por fonte da proteção civil a agência Lusa relatando que os habitantes foram retirados das suas respetivas habitações para um local seguro que foi definido pela Junta de Freguesia.

A que tudo indica o incêndio terá sido controlado cerca das 19h00. Segundo informações oficiais “não há registo de danos humanos ou materiais”.

O incêndio foi combatido por 54 operacionais e 13 viaturas, apoiadas pelo único meio aéreo sediado no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez.

Em Monção, o incêndio que deflagrou cerca das 17:08 em Leiradelo, na União de Freguesias de Anhões e Luzio “lavra com bastante intensidade e próximo de habitações”.

Segundo a fonte da proteção civil, “os habitantes de Leiradelo, que está integrada no programa Aldeia Segura/Pessoa Segura poderão vir a ser evacuados das suas casas”.

Cerca das 19:00 combatiam este fogo 40 operacionais e 12 viaturas.

Em Viana do Castelo, “o incêndio que deflagrou cerca das 09:20 na freguesia de Vila Nova de Anha, e que já tinha sido dado como dominado, sofreu reativações intensas e lavra próximo de habitações”.

Neste incêndio, cerca das 19:41, estavam envolvidos 57 operacionais, 19 viaturas e um meio aéreo.

A fonte da proteção civil disse que os incêndios de Viana do Castelo e Monção “são os que mais preocupam” e apontou “a rapidez com que os fogos estão a atingir dimensões de difícil combate e as várias ignições com intervalos de tempo muito curtos, que obrigam à dispersão dos meios disponíveis,” como as principais dificuldades enfrentadas pelos bombeiros.

Fonte: Agência Lusa 

Fotografia: BV Arcos de Valdevez

Anúncio 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment