Skip links

Recebeu sementes asiáticas na sua caixa de correio? Cuidado, podem ser perigosas!

O Ministério da Agricultura alertou a população para o envio por correio de pacotes de sementes, provenientes de países asiáticos  e que não foram solicitados. Pedem de igual forma a todos os cidadãos que as receberem para não plantarem nem deitarem ao lixo, mas reencaminhá-las para as direções de agricultura.

A situação está a ser reportada em vários países da União Europeia e outros países” pode-se ler numa nota divulgada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

O executivo informou que, além de sementes de várias espécies, as embalagens podem conter solo, larvas mortas ou estruturas de fungos. De igual forma o ministério explica que as embalagens, cujo conteúdo não aparece identificado, também não são acompanhadas por um certificado fitossanitário pelo que acarretam “sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas, doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras”.

Por isso o ministério alerta a população para que, caso recebam ditas sementes, não as devem semear ou colocar no lixo, mas entregá-las num serviço regional da DGAV ou numa Direção Regional de Agricultura e Pescas. 

No caso de não ser possível entregar diretamente nestas entidades deverão então ser enviadas para a DGAV (Campo Grande 50. 1700-093. Lisboa) devendo ressalvar um contacto caso seja necessário recolha de esclarecimentos adicionais.

Fonte: JN

Crédito fotográfico: agricultura e mar revista

Anúncio 

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment