Skip links

Carta aberta ao Presidente de Câmara de Arcos de Valdevez

Caro Dr. João Manuel,

Daqui fala-lhe um conterrâneo seu, nascido há 40 anos na rua Alferes Barros Cerqueira (antigo Correiro Velho), mesmo ao lado do seu atual posto de comando – a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Hoje escrevo-lhe envergonhado ao dizer-me natural de Arcos de Valdevez.

Mas não tenho vergonha de dizer que nasci em Arcos de Valdevez por causa da região. O Alto Minho enche-me de orgulho, com as suas gentes, tradições e paisagens naturais.

Nem tenho vergonha de dizer que nasci em Arcos de Valdevez por causa do concelho. Arcos de Valdevez é, provavelmente, um dos concelhos com maior beleza natural do país: a bela e imponente Serra do Soajo; a beleza simétrica dos socalcos que percorrem não apenas Sistelo, mas uma boa maioria das aldeias de montanha, de Cabana Maior à Gavieira, de Grade a Cabreiro ou ao Extremo, de Gondoriz a Padroso; a beleza natura do Vez, da nascente até ao paraíso da foz, rio que meu pai e meus irmãos conhecem como poucos.

E também não tenho vergonha de dizer que frequentei as instituições de ensino do concelho, sempre bem apetrechadas e com boas instalações, nem que fui aluno do saudoso professor Machado ou que joguei à bola no campo do Liceu Velho, ou que rasguei as calças na ínsua do Vez.

Também não tenho vergonha, de todo, de dizer que sou de Arcos de Valdevez quando falo orgulhosamente do grande Manuel António Gomes, conhecido como o lendário e notável cientista “Padre Himalaya”, nem de dizer que sou amicíssimo de Jacinto Rodrigues, aquele que um dia, sob a sua própria persistência, “desenterrou” a obra do lendário e notável cientista.

Por fim, não tenho vergonha de dizer que nasci em Arcos de Valdevez por causa da dinâmica socioeconómica local. Tem sido, sem dúvida, admirável a transformação operada pelo atual executivo, bem como pelos anteriores, na busca de melhores condições de vida para todos os arcuenses. É verdade que aqui e ali se formaram “teias de poder”, esquemas despóticos e perniciosos, mas o saldo não é totalmente negativo.

No entanto, tenho vergonha de dizer que também sou natural de uma terra que, tendo tudo o que de bom existe para oferecer a autóctones e a visitantes (paisagens, tradições, gastronomia e natureza), também é a terra onde o PIB PER CAPITA ainda muito baixo – um dos três mais baixos do distrito de Viana do Castelo – coexiste com uma das maiores faturas de água e saneamento do país. Algo que nos deve, a todos, deixar envergonhados.

Tenho ainda mais vergonha em dizer que Arcos de Valdevez tem agora uma das maiores faturas de água e saneamento do país sobretudo quando me confrontam sobre o porquê de ser assim quando se há coisa que existe na região, que até (imagine-se!!!!) se vendia para outros municípios, é água. O que é que lhe passou pela cabeça para ter cometido o MAIOR ERRO DA HISTÓRIA DA GESTÃO AUTÁRQUICA DE ARCOS DE VALDEVEZ?

Já todos percebemos que com esta empresa (Águas do Alto Minho) o empobrecimento generalizado dos arcuenses é já uma certeza devido aos altos preços contidos nas faturas. Mas mais grave: nenhuma vantagem futura poderá ser obtida com este erro. Não é o custo de obras avulsas na rede de distribuição que vai repor qualquer justiça entre os arcuenses, acredite nisso! Nem é um qualquer projeto comparticipado que fará a diferença. Acredite: qualquer consumidor arcuense lhe daria para a mão de bom grado cinco euros a mais na fatura se o objetivo fosse o de fazer obras na rede de distribuição. Fosse esse o seu pedido ao invés de ter aderido a esta empresa perigosa…

O grave é que estava quase tudo a correr bem no seu mandato até esta altura: estradas, iluminação, redes de fibra ótica, indústria, comércio, cultura e turismo. Mas e agora? Responda a todos os arcuenses: os preços da água e do saneamento vão ou não afastar muitas pessoas de vir viver para o concelho? De fixar residência? A resposta a estas perguntas está a ser dada diariamente à porta dos escritórios da ADAM em Arcos de Valdevez! São reclamações atrás de reclamações a faturas cheias de erros, com contagens repetidas, com justificações manhosas de que existem acertos por fazer com (imagine-se!!!!), com valor de mais de 100 m3 em apartamentos minúsculos e com uma ou duas pessoas. Está a ser demasiado violenta a dor com que está a afligir as famílias, que em sobressalto abrem a caixa de correio com medo de receber uma fatura que não podem nem conseguem pagar!!!!!!! Mais: com valores elevados e prazos de pagamento apertados, de 2 e 3 dias…

Caro presidente de Câmara de Arcos de Valdevez,

Por toda a estima que eu e muitos arcuenses como eu temos por si, venha a público confortar com ações os arcuenses; ou então resolva em privado aquilo que a ADAM não é capaz de fazer.

Por si, por mim, por todos os arcuenses que se enchem de orgulho ao dizer que são de Arcos de Valdevez.

 

Arcos de Valdevez, 26 de agosto de 2020

Pedro Rodrigues Costa

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment

  1. O presidente da câmara e presidente da assembleia da adam, não tem capacidade para resolver seja o que for, limitando-se a defender os lugares que ocupa. Como pode vir a público confortar ( esclarecer) os arcuenses, do aumento brutal na facturação se está comprometido, ou será, que aquando das assembleias tudo lhe passa ao lado, não acredito!! Curioso, quando justificaram que todos os erros se deveram a uma má administração, levando à demissão da administradora executiva em Julho. Pelo que me tenho apercebido os erros continuam, em nada resultando a mudança para nova administradora. Presidente da câmara de Arcos de Valdevez, a carta de Pedro Rodrigues Costa é bem esclarecedora, é tempo de sair do cadeirão e resolver o assunto com muita urgência, já lá vão oito meses desta confusão, VERGONHOSO !!

  2. Post comment

    Fernando Cerqueira says:

    Se o pres. da câmara, faz parte da assembleia da ADAM, está tudo visto…para lhe pagarem o salário de 6000 euros mensais, o dinheiro tem de vir de algum lado!!!

  3. Eu tenho vergonha!!! Tenho, de ter um presidente da câmara que só olha para o “seu” bolso!!! Sim, para muitos que não sabem, esse senhor passou a ganhar mais de 6000 euros através da gestão e cargo que ocupa na ADAM para receber mais de 6000 euros por mês!!! Como esta a acabar o seu mandato e “chiquinho” vai ser o proximo presidente da camara ele cagou-nos na testa em virtude dos euros que passa a receber atraves dos roubos escandalosos nessa empresa!??Por essa razão o sr presidente esta se a borrifar para as reclamações dos arcoenses!!! Pagamos um bem essencial, de 1ra necessidade ao preço do ouro! Culpa tem, quem votou nele,quem vota no PSD, quem não reclama e faz de conta que nada se passa….

  4. É um Roubo, não pagar parece a melhor solução até se reorganizar o sistema sem pés para andar !

  5. Post comment

    Júlio Gonçalves Dantas says:

    Embora não sendo natural de Arcos de Valdevez, passei a ser residente definitivo, por isso, concordo plenamente com o que o assima exposto.

    1. Post comment

      Armindo Cerqueira da Silva says:

      Concordo a 100%. Tive a loja fechada, água fechada durante 3 meses e recebi uma fatura para pagar com prazo de 2 dias no valor de quase 50€

  6. Eu tenho recebido cartas da ADAM para pagar de 15 em 15 dias. Compreendo que queiram recuperar os meses em atraso pelos erros da empresa na facturação, mas receber facturas de 15 em 15 dias com prazos de pagamento de dias é incompreensível. Penso que não tem qualquer lógica. Além do que devem ter um sistema informático muito obsoleto já que se não tivermos com atenção enviam as facturas ja pagas, para pagar novamente. O que dá a entender é que esta empresa ou anda à deriva e não percebe nada do que anda a fazer, ou pior não quer é perceber. Depois de tantos erros acumulados dificilmente alguém conseguirá olhar para esta empresa com credibilidade.

  7. A verdade é que parece que as pessoas só se sabem queixar mas quando chamadas a fazer força nessa reclamação, ficam em casa ou vão para as esplanadas dos cafés como aconteceu aqui em Viana no dia oito deste mês. Lamentável mas foi a triste realidade. Acredito mesmo que o povo tem mesmo aquilo que merece.
    Um abraço e força

  8. Plenamente de acordo, não acrescentando nem mais uma vírgula. Está tudo dito no texto.

  9. Um abaixo assinado por todos os arcuenes ( e nao so). Deixemos de ser cobardes uma vez por todas. organizemo nos,, A POPULACAO ARCUENSE PRECISA DE GENTE SERIA QUE SIRVA OS ARCUENSES, E NAO SE SIRVA DELES . Demita se da presidencia da assembleia geral da ADAM, sr presidente que tambem e presidente da camara de AVV. Nao sei se e presidente de mais alguma coisa. ACABE SE COM ESSA FANTOCHADA QUE SO ROUBA O ARCUENSE (e populacoes de mais 6 municipios do alto minho).

  10. Só é pena que esta carta não chegue diretamente ao presidente. Mas devia haver muitos PEDROS assim.

    1. Tem alguma dúvida de que ele vai ler o texto do Dr. Pedro Rodrigues Costa?
      Aposto que já leu e está furioso.
      Se fosse na Rádio Valdevez, estava tudo despedido.

  11. Post comment

    Maria Adelaide Costa Sousa says:

    Boa-noite aqui ta uma pura verdade porque tiveram de meter a nossas águas nestes ladrões senhor presidente pense nos arcuenses obrigado

  12. Muito bem escrito. Parabéns e obrigada pela atitude

  13. Post comment

    Jorge de Araújo Gomes says:

    Os meus parabéns ao Pedro Costa, aja mais assim como ele, candidate-se e terá o meu voto.
    Aproveito também para dizer, que em parte a culpa disto tudo não é do Presidente nem do seu Patrão, o Francisco de Araújo (o ex), a culpa é sim do povo Arcoense que ou andam cegos e gostam que lhes atirem areia prós olhos, ou então, acreditam no Pai Natal! Só pode!
    Por pior que façam quem aí está no poder, jamais o povo dará força a outro partido senão o mesmo de sempre, Laranjiiiinha.
    Nesse aspecto o povo em geral anda com talas nos olhos, não conseguem parar um pouco e pensar no que querem para o futuro!!!
    SAFODA eu vou pra Ponte da Barca, que apesar de ser considerada como uma “apendice” dos Arcos, está muito à frente na maneira de pensar.

  14. Post comment

    Maria Isabel Brandão says:

    Subscre v
    Subscrevo. Acertivo e claro.

  15. Tem toda a razão é uma vergonha o Joao Manuel não tomar uma atitude em relação a esta empresa não se compreende por favor faça alguma coisa .Obrigado

  16. Como sempre, muito bem Pedro é isso mesmo

  17. Cá pra mim o presidente já está a preparar o futuro dele.
    Pra Santa Casa não pode ir, pra incubo também não. O homem ainda é novo, tem que fazer pela vida.

  18. O meu presidente de junta, também é culpado.
    Ele vai cá vir e eu já tenho a resposta pra ele.

  19. O meu voto já o perdeu. Tenho mais de 30 anos a votar no PSD, mas pro ano que vem pode esquecer, e não há nada nem ninguém que me faça mudar de ideia. Que se fod.., roubar ao raio que os parta.

  20. Subscrevo na integra tudo o que escreveu. Sou emigrante nos Estados Unidos e posso adiantar que pago a água mais cara cá do que lá!

  21. Post comment

    Elisabete Rodrigues says:

    Concordo com o Senhor Pedro Rodrigues Costa,

  22. Post comment

    Ernesto Luís Pereira da Silva says:

    Pedro os meus parabéns

  23. Post comment

    Albuquerque e Silva says:

    Gostaria de expressar o meu alinhamento com esta carta aberta do Senhor Doutor Pedro Costa. Arcos de Valdevez é um concelho com enorme interesse histórico e como município é um actor fundamental no Alto Minho. Nesta questão das águas revela infelizmente o pior do executivo e das redes de poder que podem ser constituídas nos pequenos concelhos deste país. O triângulo Município- Santa Casa- Empresas municipais/ Intermunicipais são fontes de amiguismo, cacique, jogadas políticas penosas e promovem a falta de transparência. Senhor Doutor Pedro Costa, faça um favor aos Arcuenses e lidere a tentativa de um referendo local para que o município saia dessa empresa. É um roubo o que estão a fazer a todos os Arcuenses! Referendo já!

    1. Para quem muito ganha nada custa .para aqueles que nem para remédios ganham muito deve custar .Mas tudo isto teve um entereço.digo eu. É UMA PURA VERGUNHA.

    2. Se um referendo pode ser a solução, por favor avance.

  24. O Sr presidente só irá colher o que semear

    1. Mafia,fraude, roubo, uma PPP a moda portuguesa onde se investe o dinheiro que se rouba ao contribuinte PAGAS A AGUA A DOBRAR PARA SUSTENTAR MAIS ESSES CHULOS que inventaram essa ( ADAM ppp) da qual o sr joao manuel e o presidente da assembleia geral. ficam com o que roubam e pagam a agua ao setor publico, NAO HA OUTRA EXPLICACAO

  25. Post comment

    Maria Cerqueira que says:

    Sem dúvida vergonhoso, a isto eu chamo roubar

    1. Pela primeira vez o PSD vai perder as eleições em Arcos de Valdevez graças a esta infeliz decisão da câmara
      Conhecendo os autarcas ainda não consigo compreender o que os levou a esta infeliz decisão

      1. Oh meu caro, em Arcos de Valdevez o PSD pode dar-se ao luxo de apresentar um chimpanzé como cabeça de lista que tem a maioria absoluta garante, ida.
        Não o faz, apenas porque tal espécie é dotada de um QI suficientemente elevado, para que o “dono disto tudo” cá do sítio, Francisco Araújo, o verdadeiro Don Corleone, se sinta confortável em manter com cabeça baixa, rédea curta…
        A gestão deste município, a promiscuidade entre o poder local e as várias instituições em que esse senhor se movimenta, é um caso de polícia.

  26. Caro Pedro Rodrigues Costa.
    Não acrescento nem uma vírgula ao que escreveu.
    No entanto repare que o hino do PSD não engana e passo a citar “paz, pão, povo e liberdade”, em lado nenhum refere a água.
    Parabéns pelo artigo, e ao Pasquim da Vila que pela liberdade de expressão, que o publicou.

  27. Quem não sente não é filho de Boa gente .Não gosto que entrem no meu bolso .nascido em Arcos de Valdevez onde Portugal se fez .tendo respeito por todos estes ladrões estao

    1. Concordo com todo o conteúdo da carta.
      Força Dr. Pedro Costa