Segundo a informação avançada pelo jornal O Minho, a mercadoria tem um valor superior a um milhão de euros.
A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR apreendeu esta sexta-feira 5,2 milhões de cigarros de contrabando, transportados por um camião, na A28, no concelho de Vila do Conde.
Em comunicado, a GNR refere que a apreensão decorreu no âmbito da atividade de prevenção e combate à evasão e fraude fiscal, e no decurso de uma ação de fiscalização a um veículo pesado de mercadorias, realizada na autoestrada do Norte Litoral (A28), na estação de serviço de Modiva.
A mercadoria constava de 260 mil maços de cigarros, acondicionados em 520 caixas que não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional, nem se faziam acompanhar de qualquer documentação comercial e aduaneira, comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA.
Segundo as autoridades, o valor comercial do tabaco apreendido é de 1.170.000 euros e se tivesse sido vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 900.000 euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede IT e IVA.
A GNR identificou um homem, de 50 anos, e elaborou um auto de notícia pela prática do crime tributário de contrabando.
A ação contou com o reforço da Unidade Nacional de Trânsito e de uma equipa cinotécnica do Comando Territorial do Porto.
Fonte: Jornal O Minho
Fotografia: GNR
Anúncio
