Ponte da Barca e Ponte de Lima são os únicos do distrito de Viana do Castelo sem plano de defesa da floresta atualizado para o período de 2019-2028.
De acordo com o relatório do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), os municípios de Ponte de Barca e Ponte de Lima são os únicos do distrito de Viana do Castelo que não possuem atualizado o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI). De acordo com o mesmo relatório, os municípios de Ponte de Lima e Ponte da Barca estão entre 102 municípios portugueses que não possuem PMDFCI atualizado.
Os restantes 8 municípios (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira) contam já com um PMDFCI de nova geração. Os novos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios vigoram no período de 2019-2028.

Enquanto instrumentos operacionais de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção, que visam concretizar os objetivos estratégicos de diminuição do impacto causado pelos incêndios florestais nos municípios, procurando defender a floresta, a vida das pessoas e os seus bens, os PMDFCI de nova geração focam a sua atenção na diminuição exponencial do número de ocorrências de incêndios florestais e consequente área ardida, através da execução de diversas ações, preconizadas num programa de ação concertado, envolvendo a interligação entre todos os agentes envolvidos. Igualmente, salienta-se que a par dos PMDFCI, os municípios tendem a apresentar os PFC (Plano de Fogo Controlado), principal ferramenta de apoio à execução dos PMDFCI. Assim sendo, municípios com um plano contra incêndios de nova geração estão melhor preparados para uma ação mais eficaz no terreno.
Anúncio
