Skip links

Rafa Costa: um talento barquense digno do mundo!

“A música é o meu desabafo”- Rafa Costa

Rafa é um jovem de 22 anos, natural da freguesia de Magalhães, apaixonado pela música desde tenra idade. Como qualquer jovem da sua idade tem imensos sonhos, mas aquele que mais ilusão lhe faz é “poder viver da minha música”, confessa.

Tirou o curso de percussionista na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e foi membro de uma banda de rock, também ela constituída por jovens barquenses, chamada Scream4Revolution. Nesta banda o Rafa era o baterista e conta que desde sempre foi um apaixonado pelo rock “sendo que, infelizmente, o rock cada vez mais está a cair no esquecimento e foi ali que comecei a pensar noutro estilo musical no qual eu conseguisse exprimir realmente todos os meus sentimentos e pensamentos…” e foi assim que nasceu o RAP.

O RAP chegou à vida do Rafa como uma possibilidade de ele exprimir todos os seus sentimentos e colocar em música, todos os pensamentos, letras e textos que durante anos foi colecionando “eu sempre gostei muito de escrever. Fazia-o como forma de escape, de desabafo, e com o RAP nós conseguimos colocar esses pensamentos, aqueles mais profundos, em música. E foi por isso que escolhi este género musical mais íntimo, mais pessoal”.

Rafa tem o seu próprio canal no Youtube, intitulado assim, Rafa e é ali onde divulga as músicas que vai editando e que possuem uma qualidade de som e de escrita pouco vista em jovens daquela idade “eu tenho a sorte de estar com um gigante da música, o Dantas, um homem que sabe de música e que é de uma generosidade quase impossível de acreditar. É ele que edita as minhas músicas, é o meu produtor, e é nele que eu encontro a ajuda de que preciso”.

O jovem rapper possui uma humildade que não é fácil de ver nos dias que correm “o meu sonho era viver da música que faço. É disto que eu gosto e não me vejo a fazer outra coisa. Sei que ainda tenho muito para aprender, mas tenho a sorte de estar acompanhado por um dos melhores, o Dantas”.

Rafa sabe que o caminho para vingar dentro da música, quando as origens estão num concelho tão pequeno como Ponte da Barca, não é fácil “precisamos de muito trabalho, empenho e algo de sorte à mistura. Regra geral os apoios aos artistas nestes concelhos mais pequenos é quase inexistente e ali é necessário termos a sorte de ter as ajudas certas e trabalhar muito por aquilo que realmente queremos”, afirma.

O jovem artista conta com várias músicas já editadas e publicadas no seu canal de Youtube “confesso que neste momento estou num processo de criação, não só de letras, mas também de encontrar a sonoridade certa. Quero encontrar a sonoridade certa para mim. Um som que as pessoas oiçam e digam, esta música é do Rafa. É um processo de descoberta, tal como o processo de escrever, e é esse caminho que estou a percorrer agora”.

Rafa confessa que tem várias letras em stand by, à espera de encontrarem a melodia certa, e que um novo projeto musical ainda poderá demorar algum tempo. O percurso musical de Rafa tem sido importante, tendo no seu currículo a criação de uma música para um dos youtubers nacionais mais vistos, o Tiagovski, e que conta com mais de 1 milhão de visualizações “fazer a música para o Tiagovski para mim foi todo um desafio. A história dele inspirou-me imenso e escrevi a letra um pouco a imaginar o que ele terá sentido ao passar pelas experiências que já viveu. Escrevi tudo na primeira pessoa, como se eu fosse ele, e a realidade é que é uma das músicas de que mais gosto. Acho que consegui transmitir muito através daquela letra. Foi um trabalho espetacular”.

Rafa também nos confidencia que “estive muito perto de gravar a minha música ‘Tu’, num dueto com o Diogo Piçarra, mas depois, por questões burocráticas, não foi possível, mas conheci-o e ele gostou muito da minha música”, conta com ar orgulhoso mas, sempre com aquela humildade que o carateriza.

O Rafa tem muitos sonhos por concretizar. Ele e muitos mais jovens barquenses, nas mais diversas áreas, possuem um talento nato e uma qualidade que merece ser divulgada. A arte e a cultura também são parte integral de uma terra e é aquilo que define a sua idiossincrasia. Por isso, é importante fazer um trabalho de apoio a estes jovens da terra, que existem, que são bons, e que por vezes, têm muito mais talento do que qualquer outro artista nacional. A única coisa de que precisam é de um impulso, de uma oportunidade e muitas vezes, essas oportunidades poderiam surgir nos seus próprios lugares de origem.

Apoiar os jovens, e o talento que eles têm, será sempre uma mais valia e um estandarte de qualidade para qualquer terra. O Rafa, é um exemplo de talento, entrega e trabalho e temos a certeza que, dentro em breve, iremos ter boas notícias a seu respeito e a Barca dará a conhecer que tem talento e jovens com valor para dar e exportar.

Parabéns Rafa!

O caminho pode ser longo, mas nunca desistas!

Vanessa Reitor

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment

  1. Parabéns Rafa
    Nunca desistas dos teus sonhos
    Felicidades

  2. Temos artista na família ! Rafa Costa Desejo -te que o teu sonho se torne realidade .Muito sucesso!

  3. Ouvi hoje pela primeira vez e gostei muito. Parabéns. Muito sucesso.

  4. Infelizmente não conhecia este artista.
    Mas que é bom é.
    Já vi nomes em cartazes nomeadamente nas festas do concelho, que ficam a dever muito a este jovem. Força Rafa, nunca desistas do teu sonho. É como dizes só precisas de sorte, o talento já lá está.

  5. És o meu tesouro. Continua sempre como és. Adoro te. Um dia vais chegar lá!!! Eu vou estar sempre contigo. Beijinho

  6. És o meu tesouro, continua sempre tal como és. Adoro te. Um dia vais chegar lá…

  7. Rafa é um menino Homem, que vi crescer, meigo, um doce.
    Com muito orgulho li esta intrevista, espero sinceramente que seja mais um passo no caminho que tem vindo a percorrer, devagar se vai ao longe e tenho a certeza que ele vai lá chegar.
    Não tenho dúvidas que um dia (perto) vou estar na fila para pedir um autografo.
    Força Rafa. ❤️