Skip links

Feiras Novas de Ponte de Lima na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

As votações para eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal estão oficialmente abertas, e Ponte de Lima, terra rica em tradições e festividades, está entre os sete finalistas regionais, fazendo-se representar pelas Feiras Novas na categoria de Procissões e Romarias.

As Feiras Novas são a última grande romaria anual do Alto Minho, e o expoente máximo da exaltação de um mundo de cores, sendo consideradas como a maior manifestação etnográfica ao vivo que se realiza em Portugal.

A festividade em honra de Nossa Senhora das Dores assume-se desde sempre como romaria, festa alegre agregadora de um sem número de fiéis que se deslocam para prestar culto à imagem de Nossa Senhora. Festa essencialmente religiosa, na sua origem, transforma-se, com o tempo, em festa de arraiais, de cortejos e outras atividades lúdicas.

Os tempos são outros, mas a tradição ainda se mantém viva e recomenda-se. Num monumental arraial popular, dançam-se as chulas, o malhão, e o vira minhoto, numa festa incontornável da cultura popular que perdura 24 horas por dia, razão pela qual é conhecido pela “Romaria de noite e de dia”.

Mais do que as festas concelhias, as Feiras Novas são uma marca, uma referência nacional reconhecida em toda a parte, que atrai estúrdios e visitantes, oriundos dos mais diversos lugares, ávidos de alegria e tradição.

No próximo dia 16 de julho, durante o programa transmitido em direto na RTP1, será dado a conhecer o vencedor do distrito de Viana do Castelo que passará às meias-finais.

Para levar às meias-finais as Feiras Novas de Ponte de Lima, marque 760 207 758 

Contamos com a participação e o envolvimento de todos os limianos para elevar a cultura popular de Ponte de Lima a uma das 7 maravilhas nacionais.

Anúncio 

https://youtu.be/UZ_DaE8ko9I

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment