Skip links

Época balnear marcada pelo forte investimento da Câmara nas praias

Quatro quatro praias oceânicas do concelho de Caminha contam com bandeira azul.

Nas últimas semanas foi desenvolvido um trabalho intenso de limpeza e instalação de infraestruturas diversas, com um forte investimento da Câmara nas condições de higiene e segurança das praias.

As quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros voltaram a ser galardoadas este ano com a Bandeira Azul da Europa. É o reconhecimento da qualidade, mas também do esforço continuado, desenvolvido durante todo o ano, que permite alcançar, mais uma vez, o objetivo em todas as praias candidatadas.

Recorde-se que o tema da Bandeira Azul este ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar” e está presente em todos os momentos de preparação da época balnear, como estará durante estes dois meses. Para que tudo pudesse decorrer em segurança e em respeito pelas regras sanitárias, reforçou-se o investimento, tendo-se procedido a múltiplas intervenções/melhorias nas praias do concelho. Desde logo há um apoio mais forte aos concessionários de praia, comparticipando-se o custo de um nadador salvador por concessão. Entretanto, foi implementado um dispositivo móvel de vigilância e salvamento marítimo em áreas de praia não concessionadas, entre 1 de julho e 31 de agosto, com dois nadadores salvadores e uma moto 4 equipada de acordo com as exigências do ISN. Este dispositivo é implementado em coordenação com o dispositivo da Marinha, em viatura todo o terreno. A Câmara também assegura um dos dispositivos de nadadores salvadores na Praia da Foz do Minho.

Houve um reforço dos sanitários públicos – com instalação de módulos na praia da foz do Minho, na zona norte da praia de Vila Praia de Âncora, na zona norte da praia de Moledo e na zona sul de Moledo. Foram também colocados três postos de primeiros socorros: em Vila Praia de Âncora, na Foz do Minho e outro na praia das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Além de tudo o que elencámos, registe-se o reforço da limpeza e higienização das instalações sanitárias; limpeza dos areais em todas as praias; monitorização da qualidade da água balnear; aquisição de quatro novos equipamentos de bombagem para os sistemas de retenção da rede de drenagem de águas pluviais de Vila Praia de Âncora; aquisição de novos equipamentos de recolha de resíduos e reforço da frequência de recolha nas praias; implementação de três equipas de praia, para desenvolver ações de sensibilização dos veraneantes, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia Covid 19 e o reforço da segurança no controlo do trânsito nos acessos à Praia da Foz do Minho, entre 1 de junho e 31 de agosto.

Anúncio

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment