Skip links

Tens 34 anos? Então podes começar a dizer adeus à tua juventude

Que sensação incrível quando alguém nos calcula menos idade daquela que realmente temos, não é?!

Uma vida saudável, fazer exercício com alguma frequência, não fumar ou ser privilegiado (a) por uma excelente genética ajudam a que o nosso aspeto físico desafie o passo dos anos.

Mas, apesar de tudo isto, mesmo no interior do nosso corpo, existe um facto que pode vir a desmentir que temos a fonte da juventude do nosso lado, ainda mais quando já ultrapassamos a barreira dos trinta.

Não interessa que ainda não tenhas rugas, brancas, ou algum sinal de envelhecimento físico, porque aquilo que define que estás a começar a perder a tua juventude são as proteínas que compõe o teu sangue. São elas aquelas que definem quando o teu corpo diz  ‘bye-bye’ à tua tão amada juventude. E temos muita pena de te informar que isso acontece depois dos 34 anos!

34 anos: adeus juventude! 

Há alguns anos que se sabe que estudar certas proteínas presentes no sangue oferece informações acerca do nosso estado de saúde.

No entanto, um grupo de científicos da Universidade de Standford apostaram em conhecer como é possível que os níveis de proteína no nosso sangue podem ajudar-nos a saber em que momento começamos a envelhecer.

Antigamente, os cientistas pensavam que as mudanças eram progressivas. Que apareciam aos poucos, de maneira constante ao longo da nossa vida.

Mas agora, os científicos da Universidade de Stanford, descobriram que a trajectória do envelhecimento não é continua, nem uniforme, ela é constituída por três fases: idade adulta jovem, idade média tardia e a velhice.

Os investigadores analisaram o plasma (parte do sangue que não contém células) de 4.263 pessoas, entre os 18 e os 95 anos de idade. Depois de analisarem os níveis de 373 proteínas no sangue, repararam que existem três pontos na idade da maior parte das pessoas onde os níveis de proteínas experimentaram mudanças repentinas: aos 34 anos, aos 60 e aos 78 anos.

Isto que dizer que, em média, as pessoas despedem-se da sua juventude e começam a experimentar o envelhecimento aos 34 anos! 

Por outro lado, o estudo também aportou informações que fortalecem o facto de os homens e as mulheres envelhecerem de forma diferente. Segundo as proteínas analisadas as mudanças nos níveis eram mais acentuadas num género mais do que no outro.

Nesta investigação também descobriram que o sangue, além de proporcionar informação acerca do envelhecimento funcional de cada indivíduo, tem um papel muito importante neste processo.

Os investigadores encontraram 46 proteínas relacionadas diretamente com o envelhecimento. Esta descoberta irá permitir realizar futuras investigações focadas em como se poderão fazer intervenções nessas proteínas e assim, ajudar a travar -ou pelo menos abrandar- o processo de envelhecimento.

Por isso, da próxima vez que te sintas exausto depois de ter tido uma noite de copos e bailarico com os teus colegas, e acordares todo partido, pensa que os ‘trinta’ já chegaram e as tuas proteínas já não são aquilo que costumavam ser!   

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment