Skip links

Valha-me Deus não covid-19, é alergia…e daquela tramada!

Temos de concordar que isto do isolamento social e o excesso de informação está a deixar-nos um tanto -paranóicos- e contra mim falo! O medo apodera-se da nossa mente e quando damos por nós estamos a fazer um auto-teste de coronavírus, quase de forma automática, várias vezes por dia. E se calhar já vos aconteceu uma situação parecida com esta: as noites estão a ser tudo menos bem dormidas. Andamos aos trambolhões na cama, a tentar descansar, sem conseguirmos calar as nossas mentes (então, até aqui o cenário, confere?) vamos passando ‘pelas brasas’ noite fora e quando acordamos para mais um dia, igual ao anterior, sentimos uma dor de corpo descomunal! Parece que andamos com o mundo às costas e lá vamos nós, sem ninguém se aperceber medir ‘o febre’, não vá ser que esta dor de corpo seja um anúncio! Mas não, não temos febre, é só uma consequência de noites e noites consecutivas a contar carneirinhos!

E quando a este cenário pandémico, juntamos a entrada na primavera, com os ácaros e o pólen, também eles a voarem livremente pela atmosfera, o que fica para todos nós, os alérgicos e que sofremos de afeções como rinite alérgica, sinusite, asma e demais? Lutar todos os dias contra o estigma! Acreditem que já pensei gravar uma mensagem de voz a dizer: não, não tenho COVID-19, só uma alergia do caraças! Como todos os anos! E colocar em play para todos aqueles que me ligam e, ao ouvirem a minha voz nasalar, perguntam: então? Não me digas que estás doente! Tu vê lá…olha que a sobrinha-neta de sicrana quando descobriu que ficou infetada também tinha esses sintomas, só espirros e pingo no nariz! …………….Meu Deus! Não há paciência!  

Precisamente para tirar as dúvidas e tentar ajudar a todos aqueles que como eu, sofremos imenso com as nossas alergias e para tentar elucidar -e tranquilizar- todos aqueles que possam vir a falar com alguém que passa o dia a espirrar, e a limpar o nariz com água de mar, decidi fazer uma lista de diferenças entre COVID-19 e alergias. Acho importante neste momento onde existe tanta soçobra, desinformação e medo.

COVID-19

  • febre;
  • fadiga;
  • dor no corpo;
  • tosse seca;
  • falta de ar;
  • exposição ou contacto com uma pessoa infetada.

ALERGIAS DE PRIMAVERA

  • corrimento nasal, obstrução nasal e/ou prurido nasal;
  • espirros;
  • tosse, pieira, sensação de falta de ar e aperto torácico;
  • olhos vermelhos, lacrimejo e prurido ocular;
  • pele muito seca, descamativa, com muito prurido, com lesões avermelhadas e exsudativas nas fases de agravamento;
  • queixas respiratórias ou cutâneas associadas à ingestão de alguns alimentos ou medicamentos.

Existe, de facto, um sintoma comum entre as alergias da primavera e o COVID-19, que é a tosse seca. Segundo o Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, uma forma mais fácil de distinguir a tosse causada pelo novo coronavírus da alérgica é ter em conta o historial clínico do indivíduo. Provavelmente, quem sofre de alergias já as teve no passado e, por isso, sabe avaliar se os sintomas que sente são ou não compatíveis com aquilo que costuma experimentar todos os anos, por volta destes meses.

Caso a tosse seja motivada por uma reação alérgica, então o tratamento deve ser feito como habitualmente, recorrendo a anti-histamínicos. Porém, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia sublinha que, se associadas à tosse houver lugar a febre ou dores no corpo, então é possível estar perante um quadro de COVID-19 que deve ser, de imediato, comunicado à linha de saúde 24 (808 242 24 24).

Fiquem bem! 

Fiquem em casa! 

Fiquem em segurança! 

Vanessa Reitor 

 

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment